Liga Nacional

Seleção Brasileira vai se preparar para a Copa do Mundo em Francisco Beltrão

O Brasil vai estar na cidade do Cresol/Marreco Futsal de 27 de agosto a 6 de setembro.

 

Falcão atendendo os fãs em Francisco Beltrão em 2007, quando jogava na Malwee, de Jaraguá
do Sul, na única vez que jogou no Ginásio Arrudão (Foto Adolfo Pegoraro/Arquivo do Jornal de Beltrão

 

A Seleção Brasileira de Futsal, do técnico Serginho Shiochet, vai disputar a Copa do Mundo, na Colômbia, entre os dias 10 de setembro e 1º de outubro. Mas antes, de 27 de agosto a 6 de setembro, o Brasil vai fazer a pré-temporada em Francisco Beltrão, um feito inédito para o Sudoeste do Paraná.

A confirmação dessa notícia veio na noite de terça-feira, 16, por meio da diretoria do Cresol/Marreco Futsal, que candidatou o município junto à CBFS (Confederação Brasileira de Futsal).

A conversa começou no último sábado, 13, quando a diretoria da equipe beltronense recebeu a visita do presidente da Federação Paranaense de Futsal (FPFS), Jesuel Laureano de Souza, que cogitou essa possibilidade. Os beltronenses, de imediato, aceitaram o desafio e encaminharam a candidatura.

Além de treinar em Francisco Beltrão por dez dias, a Seleção Brasileira vai fazer dois amistosos no Ginásio Arrudão, mas os adversários ainda não foram definidos. "Nós ainda estamos definindo alguns detalhes, como hotel, como buscar os atletas no aeroporto, provavelmente em Chapecó. Mas está confirmado que eles vêm", comenta o diretor de futebol do Cresol/Marreco, Ademilson Arendt, o Míssio, que fez questão de agradecer o empenho do presidente da CBFS, Marcos Madeira.

 

Falcão chega antes
A semana que vem vai ser bastante movimentada para o craque Falcão, do Magnus, de Sorocaba (SP). O melhor jogador de todos os tempos vai estar em Pato Branco na quarta-feira, 24, para um amistoso no Dolivar Lavarda contra o Pato Futsal. Depois, no dia 26, o atleta estará em Guarapuava, no ginásio Joaquim Prestes, para jogar pela última rodada da primeira fase da Liga Nacional de Futsal (LNF) contra o time da casa. Na mesma noite, a diretoria do Cresol/Marreco já vai buscar Falcão em Guarapuava para que ele possa estar aqui o quanto antes. A mesma rotina está programada para o goleiro Tiago e o fixo Rodrigo, companheiros de Falcão no Magnus. 

 

Depesas da seleção
Para sediar a pré-temporada da Seleção Brasileira, o Cresol/Marreco vai custear todas as despesas da delegação, seja com alimentação, transporte e hospedagem. Em compensação, a equipe beltronense vai ficar com a bilheteria nos dois amistosos que serão realizados no Arrudão.

"Se no fim das contas der empate, já vamos estar no lucro, pois isso representa um feito histórico para nossa região. Vamos trazer para Francisco Beltrão os holofotes de todo o País. É a melhor forma de divulgarmos a nossa cidade por meio do esporte", comenta o presidente do Cresol/Marreco, Ivo Dolinski.

 

Fabinho comemora
O técnico do Cresol/Marreco, Fabinho Gomes, é quem ficou com a responsabilidade de trazer informações mais técnicas sobre a passagem da Seleção Brasileira por Francisco Beltrão. "Ainda não temos muitos detalhes, mas vamos divulgar tudo em breve. Mas isso vai ser muito importante para a cidade e a região. Só que é uma responsabilidade muito grande, pois a exigência da Seleção Brasileira é de nível de excelência", afirma o treinador.

 

Copa do Mundo de 2012
Antes da Copa do Mundo de 2012, que aconteceu na Tailândia, o Brasil fez a pré-temporada no Japão. Depois, na competição, a seleção venceu a Espanha na final e ficou com o título. 

O Brasil é o maior campeão da Copa do Mundo, com sete conqusitas: 1982, 1985, 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. Aos 39 anos, Falcão vai disputar a sua quinta Copa do Mundo. 

 

Falcão esteve em Beltrão em 2007
Em 24 de novembro de 2007, a Secretaria de Esporte de Francisco Beltrão trouxe para o Ginásio Arrudão um amistoso da Malwee, de Jaraguá do Sul (SC), que era, na época, a maior potência do futsal brasileiro. Como o Beltrão Futsal já havia encerrado suas atividades na temporada, foi convidada a equipe de Santo Antônio do Sudoeste para disputar a partida. Naquele ano, o time da Fronteira, treinador por Ideraldo Kaliski, o Veio, foi campeão da Série Bronze do Paranaense de Futsal. Dentre os jogadores estavam os goleiros Paulinho Fontana Filho (falecido), de Francisco Beltrão, e Araldi Júnior, de Renascença, os beltronenses Maycon Stival e Adinã Mendes e o ala amperense Leandrinho Vivan. Mais de duas mil pessoas estiveram no Arrudão. Foi a única vez que o craque Falcão veio em Francisco Beltrão, pois neste ano, quando o Magnus perdeu para o Cresol/Marreco na LNF por 5 a 3, o craque da equipe de Sorocaba estava suspenso e não jogou.